quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A CONSPIRAÇÃO DE INÁCIO!

Por James S. Trimm

Traduzido por Sha'ul Bentsion,
Adaptado por Yossef Davah


Muitos se enganam em pensar que Constantino foi o principal responsável pela corrupção e gentilização da Fé Avraâmica. Apesar de Constantino ter certamente acrescentado e consolidado a apostasia na Fé Avraâmica, ele não foi o primeiro. Foi na realidade Inácio de Antioquia que se rebelou contra o Concílio de Jerusalém, usurpou sua autoridade, segregou-se da Fé Avraâmica, declarou que a Torá havia sido abolida, substituiu o Shabat do sétimo dia pela adoração no domingo ao deus sol e fundou uma nova religião não Yisraelita, a qual ele chamou de Cristianismo.

O ALERTA DE SHAUL (PAULO) ACERCA DOS BISPOS

Paulo disse aos efésios em sua última visita a eles:
“Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não terão pena do rebanho, e que dentre
vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para desviar os talmidim, para que os sigam.” (Atos 20:29-30)

Paulo parece indicar que após sua morte, líderes começariam a se levantar dentre os supervisores [bispos] em seu lugar, e levariam pessoas a os seguirem e a se afastarem da Torah. Na realidade, Shaul (Paulo) morreu em 66 DC e o primeiro supervisor (bispo) de Antioquia a tomar o cargo após a sua morte foi Inácio, em 98 DC.
Inácio cumpriu com precisão as palavras de Shaul (Paulo). Depois de tomar o cargo de bispo sobre Antioquia, Inácio enviou uma série de epístolas a outras congregações. Suas cartas aos efésios, magnésios, trálios,romanos, filadelfenos, e esmirneus, bem como sua carta pessoal a Policarpo, todas sobrevivem até hoje.

HEGÉSIPO RECONTA A APOSTASIA

O historiador e comentador Hegésipo (cerca de 180DC) escreve acerca do tempo imediatamente após a morte de Shimon (Simão), o qual havia sucedido a Ya'akov HaTsadik (Tiago, o Justo) como Nassi (“Presidente”) do Sanhedrin Nazareno, e que morreu em 98 DC:
"Até aquele período (98 DC), à comunidade havia permanecido como uma virgem pura e incorrupta: pois, se havia quaisquer pessoas dispostas a alterar a regra completa dos principios da Torá, elas ainda vagavam em um lugar obscuro oculto ou outro. Mas, quando o bando sagrado de Emissários havia de várias formas findado suas vidas, e a geração dos homens a qual havia sido confiado ouvir à Sabedoria inspirada com seus próprios ouvidos passou; então a confederação do erro da iniquidade tomou ascenção através da infidelidade dos falsos mestres que, vendo que nenhum dos emissários ainda sobrevivia, levantaram suas cabeças para se opor à proclamação da verdade, proclamando algo falsamente chamado de conhecimento." (Hegésipo, o Nazareno; c. 98 DC; citado por Eusébio em Hist. Ecl. 3:32)
Hegésipo indica que a apostasia começou no mesmo ano que Inácio se tornou bispo de Antioquia!

INÁCIO SEPARA-SE DO CONCÍLIO DE JERUSALÉM

Até o tempo de Inácio, qualquer disputa que surgisse em Antioquia por fim era levada ao Concílio de Jerusalém (tal como em Atos 14:26; 15:2). Inácio usurpou a autoridade do Concílio de Jerusalém, declarando a si mesmo, o bispo local, como sendo a autoridade final sobre a assembléia que o havia feito bispo, e semelhantemente declarando isto ser verdade acerca de todos os outros bispos e suas assembléias locais. Inácio escreve:
"...sujeitando-se ao seu bispo...
...andem juntos conforme a vontade de Elohim.
Yeshua... é enviado pela vontade do Pai;
Assim como os bispos... são [enviados] pela vontade de Yeshua."]
(Carta de Inácio aos Ef. 1:9,11)
"...seu bispo... penso que felizes são vocês que se unem a ele, assim como a igreja o é a Yeshua e Yeshua o é ao Pai...
Vamos portanto cuidar para que não nos coloquemos contra o bispo, para que nos sujeitemos a Elohim. Devemos olhar para o bispo tal como olharíamos para o próprio Senhor."

(Carta de Inácio aos Ef. 2:1-4)
"...obedeça ao seu bispo..."
(Carta de Inácio aos Mag. 1:7)
"Seu bispo está presidindo no lugar de Elohim...
...unam-se ao seu bispo..."
(Carta de Inácio aos Mag. 2:5,7)
"...aquele...que faz qualquer coisa sem o bispo...
não é puro em sua consciência..."

(Carta de Inácio aos Tral. 2:5)
"...Não faça nada sem o bispo."
(Carta de Inácio aos Fil. 2:14)
"Cuidem para que vocês sigam o seu bispo, Assim como Yeshua ao Pai..."

(Carta de Inácio aos Esm. 3:1)
Ao exaltar o poder do ofício do bispo (supervisor) e exigir a absoluta autoridade do bispo sobre a comunidade, Inácio estava na realidade fazendo uma jogada para obter o poder, tomando a autoridade absoluta sobre a assembléia de Antioquia e encorajando outros supervisores a fazerem o mesmo.

INÁCIO DECLARA QUE A TORÁ FOI ABOLIDA

Além disso, Inácio afastou os homens da Torá e declarou que a Torah havia sido abolida, não somente em Antioquia, mas em todas as comunidades para as quais escreveu:
"Não sejam enganados por doutrinas estranhas; nem por fábulas antigas sem valor.
Pois se continuarmos a viver conforme a Lei Hebraica, estamos confessando que não recebemos a graça..."

(Carta de Inácio aos Mag. 3:1)
"Mas se alguém pregar a Lei Hebraica a vocês, não lhe dêem ouvidos..."
(Carta de Inácio aos Fil. 2:6)

INÁCIO SUBSTITUI O SHABAT PELA ADORAÇÃO DOMINICAL

Foi Inácio quem primeiro substituiu o Shabat do sétimo dia pela adoração dominical, escrevendo:
"...não mais observem os Shabaot, mas observem o dia do Senhor, no qual também a nossa vida floresce nEle, através da Sua morte..." (Carta de Inácio aos Mag. 3:3)

INÁCIO DÁ UM NOME À SUA NOVA RELIGIÃO

Tendo usurpado a autoridade de Jerusalém, declarado a Torá abolida, e substituído o Shabat pelo domingo,
Inácio criou uma nova religião. Inácio então cunha um novo termo, nunca antes utilizado, para essa nova religião que ele chama de Cristianismo, a qual ele mesmo deixa claro que é distinta da Fé Avraâmica. Ele escreve:
"vamos portanto aprender a viver conforme as regras do Cristianismo, pois quem quer que seja chamado por qualquer outro nome além desse, esse não é de Elohim...
"É absurdo nomear Yeshua e viver a fé Avraâmica. Pois a religião cristã não abraçou a Yisrael. Mas Yisrael[abraçou] a cristã..."

(Carta de Inácio aos Mag. 3:8,11)

CONCLUSÃO
Ao final do primeiro século, Inácio de Antioquia havia cumprido o alerta de Paulo. Ele abandonou A fé Hebraica e fundou uma nova religião a qual chamou de Cristianismo. Uma religião que rejeitou a Torá, e substituiu o Shabat do sétimo dia pela adoração dominical.

Tu, pois, fala aos filhos de Yisrael, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. (Êxodo 31:13).

Rejeitando alguém a lei de Moshé, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. (Hebreus 10:28).


Baruch Ha-Shem Yá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é o espaço em que você interage seus pensamentos.