quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Quem Foi Avraham (Abraão)?

Compilado Por Yossef Leandro

Avraham foi um homem muito resoluto, muito amigável, cuja razão de existir era provocar uma revolução social. Ele fez a primeira canja de galinha da história, oferecendo comida grátis e grande orientação moral a todos que a ele chegavam. Foi um líder. Era um lobo solitário, escritor e palestrante sobre motivação. Acreditava em si mesmo; acreditava nas pessoas. Acreditava em Elohim. Acreditava em mudança; acreditava no mundo. Acreditava em mudar o mundo. Foi também o primeiro Ivrim (Hebreu). Aos três anos, o pequeno Avram (Elohim mudou-lhe o nome mais tarde) era esperto demais. Cresceu na antiga Mesopotâmia (atualmente Iraque/Kuwait), onde havia muita idolatria à sua volta - na verdade, o pai de Avram, Terach, tinha uma loja de ídolos. Porém Avram fez a pergunta lógica que todos fazemos quando crianças: "De onde eles vêm?" Tentou então entender a vida. Pensou que o sol criasse o mundo - afinal, é grande, poderoso e dominador. Mas o sol não está ali durante a noite, percebeu Avram - então talvez seja a lua. Mas a lua sumia durante o dia. Avram contemplou as estrelas, montanhas, vales, oceanos, rios, planícies, céu e terra, as pessoas levando vidas conturbadas e o espaço que cercava isso tudo, e por fim concluiu que deveria haver uma Inteligência Superior por detrás deste cenário. Quando Avram tornou-se adulto, fez algo revolucionário. Terach deixou Avram tomando conta da loja certa manhã... E ao voltar encontrou cada uma das estátuas de pedra transformada em cacos - exceto uma. Este indivíduo grande ainda estava de pé no centro do caos, segurando uma marreta em sua mão de pedra.
"Avraaaaaam!" gritou Terach. "Quem fez isso?”
“Foi ele!" - sorriu Avram.
“Quem?"

"Ele. Aquele ali no meio. Segurando o martelo. Não está vendo?"
Terach olhou para o filho. Avram olhou de volta. Passaram-se alguns segundos, longos e silenciosos. "Avram" - finalmente Terach suspirou - "Ele é uma estátua! Não pode mover-se - não pode fazer coisa alguma! Eu o fiz, com minhas próprias mãos!”
“É exatamente aí que quero chegar" - respondeu Avram.

Desnecessário dizer, Terach tinha muito sobre o que refletir.
As idéias de Avram faziam sentido demais para o déspota rei, Nimrod, que se considerava Mestre do universo. Ele não conseguiu aceitar isso. "A sociedade poderia adorar ao Etern- e não a mim!" uivou ele, e tentou livrar-se de Avram atirando-o publicamente num enorme incinerador. Mas o Etern- limpou um espaço livre do fogo por detrás das chamas, e três dias depois, de lá pulou Avram, sorrindo até as orelhas. Mesmo assim, Avram e seu recém-conquistado pai Terach viram-se forçados a fugir por causa de suas crenças. Juntaram seus pertences e viajaram mil quilômetros rumo oeste, onde hoje é Israel, passando cinco anos de residência temporária em Charan (uma antiga cidade localizada a nordeste da atual Síria), onde o talento de Avram como escritor e orador atraiu multidões.
O Etern- então fez com que ele migrasse para uma terra distante e o fez andar sobre a sua extensão que vai do rio Nilo ao rio Eufrates, para simbolicamente declarar sua posse, como Elohim havia lhe prometido:
“Esta terra irá para teus filhos." (Gn 15:18). Avraham passou o restante de sua vida aperfeiçoando seu relacionamento com O Etern-, e cuidando de sua estalagem à beira da estrada, onde servia excelente comida e ensinava tudo sobre monoteísmo aos viajantes: a crença no Único Elohim. Entre sua esposa Sarah e sua concubina Hagar, teve oito filhos, os mais importantes sendo Ishmael, e Yitzchak, seu herdeiro e Segundo patriarca do povo Ivrim (Hebreu). Quando Avraham morreu, aos 175 anos, era feliz, rico e estava em paz, sendo sepultado em Hebron, próximo a Sarah. Avraham é o pai do povo Ivrim (Hebreu). Como tal, Elohim abençoou-o em diversas ocasiões com inumeráveis descendentes, e garantiu que tivessem a sobrevivência eterna com o Pacto entre as Partes, um encontro entre Elohim e Avraham no qual Avraham pôde ver de forma sobrenatural o futuro Yisraelita até o fim dos tempos.
Quais são os pontos altos da vida de Avraham?
1 - Dez Passos para a Perfeição
O Etern- deu a Avraham dez imensos desafios para manter e fortalecer seu compromisso com suas crenças no decorrer de toda sua vida. Avraham superou a todos, firme e fortalecido. São eles:
1 - deixar seu local de origem em busca de um destino desconhecido.
2 - suportar a fome sem questionar O Etern-.
3 - ter Sarah levada pelo faraó egípcio.
4 - derrotar sozinho as forças de quatro reis.
5 - tomar Hagar por mulher.
6 - realizar a circuncisão em si mesmo.
7 - ter Sarah levada pelo rei filisteu.
8 - expulsar Hagar.
9 - expulsar seu querido filho Ishmael.
10 - quase sacrificar seu amado filho Yitzchak (missão da qual foi impedido pelo anjo, na última hora).

2 - Viagens
Sendo um revolucionário, Avraham passou muito tempo na estrada. Esquivou-se da ira de Nimrod mudando para Charan, depois de Charan para Israel, e migrando para o antigo Egito devido à escassez. Desta forma Avraham encontrou muitas oportunidades de encontrar pessoas novas e influenciá-las.

3 - Cronologia básica
Avraham nasceu em 1813 AEC. Faleceu em 1638 AEC.
Eis os fatos mais importantes neste intervalo:
1810 AEC (3 anos) – Recusa-se a acreditar em ídolos
1788 AEC (25 anos) – Casa-se com a sobrinha Sarah
1765 AEC (48 anos) – Reconhece o conceito do Elohim Único
1761 AEC (52 anos) – Destrói os ídolos de Terach, sobrevive à fornalha
1761 AEC (70 anos) – Deixa a Mesopotâmia com a família
1743 AEC (75 anos) – Primeiro contato com o Etern-, muda-se para Israel
1737 AEC (76 anos) – Vai ao Egito com Sarah e a família, devido à fome; Sarah é levada ao palácio do faraó, que juntamente com sua equipe contrai doença inexplicável. O faraó devolve Sarah a Avraham, envia junto Princesa Hagar, expulsa-os do país; Avraham e sua turma retornam a Israel.
1727 AEC (86 anos) – Toma Hagar como mulher, nasce Ishmael.
1713 AEC (99 anos) – Circuncisa a si próprio, seus alunos e Ishmael; Elohim os renomeiam como Avraham e Sarah; é visitado por três anjos que prometem um filho a ele e Sarah dentro de um ano.
1712 AEC(137 anos) –Tenta sacrificar Yitzchak por Provação de Elohim, o anjo ordena-lhe que pare; Sarah morre, é sepultada no terreno em Hebron comprado por Avraham.
1672 AEC (140 anos) – Envia o fiel mordomo Eliezer para encontrar uma esposa para Yitzchak; Yitzchak desposa Rivca.
1653 AEC (159 anos) – Nascem Yaacov e Essav, filhos de Yitzchak e Rivca.

Assim como Avraham foi perseguido por sua crença, o povo Ivrim Hebreu, é perseguido nos dias atuais. Odeiam-nos pela nossa fé no Único Elohim, nossa confiança na Torá e nosso amor por esse Elohim.
Devarim (Deuteronômio) 6:4-5 - Ouve, Israel, o Adonay, nosso Elohim, é o único Adonay. Amarás, pois, o Adonay, teu Elohim, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
I Timóteo 2:5 - Porque há um só Elohim e um só mediador entre Elohim e os homens, Yeshua Ha-Mashiach, homem.

Baruch Ata Adonay Elohenu Echad!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é o espaço em que você interage seus pensamentos.